Histórico

Inaugurada em 26 de abril de 1939, a então Fazenda Escola de Florestal, criada pelo governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, comemorou seus 75 anos em 2014 como campus UFV-Florestal.

A Fazenda Escola era destinada à formação de capatazes e administradores de fazendas, bem como ao oferecimento de cursos rápidos aos fazendeiros. Mas, em 1943, a instituição, à época subordinada ao Departamento de Ensino Técnico da Secretaria da Agricultura, ganhou outra função: abrigar menores e ministrar ensino primário e profissional agrícola.

Quatro anos depois, durante o governo de Milton Soares Campos, cujo secretário da Agricultura era Américo René Gianetti, foi transformada em Escola Média de Agricultura de Florestal (Emaf). O primeiro organizador e diretor da Emaf foi o professor Geraldo Francisco Correa, da Escola Superior de Agricultura (Esav), hoje Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A Emaf iniciou suas atividades em abril de 1949, com o curso médio de Agricultura, cujo objetivo era formar técnicos agrícolas. Em 1955, a escola foi incorporada à extinta Universidade Rural de Minas Gerais (Uremg) e, em 1969, à UFV. O campus passou, então, a ser denominado Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) em 1981, quando oferecia apenas cursos de nível técnico.

A partir de 2006, a instituição, cuja área abrange cerca de 1540 hectares, passou por ampliação em número de vagas e criação de novos cursos. Tal crescimento se deu em função da política do governo federal de expansão e melhoria da qualidade do ensino superior, por meio do Programa de Expansão I de 2006 e do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação de Expansão das Universidades Federais (Reuni) em 2007, aos quais a UFV aderiu.

Com isso, a Cedaf, que atua como escola técnica vinculada à UFV, pertencendo à UFV- campus Florestal, também aumentou o número de vagas e cursos, além de oferecer também o ensino médio. São seis cursos técnicos: Agropecuária (desde 1975), Alimentos (desde 1999), Eletrônica (desde 2011), Eletrotécnica (desde2011), Hospedagem (desde 2006) e Informática (desde 1999). Vale lembrar que a Cedaf já formou aproximadamente seis mil profissionais em seus cursos técnicos.
Em 2008, o campus Florestal iniciou a oferta de seus dois primeiros cursos superiores: Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Para manter a tradição e a qualidade, a UFV-Florestal está em constante crescimento no que diz respeito aos recursos humanos e à infraestrutura.Apesar da recente criação dos cursos superiores, a UFV-Florestal apresenta uma antiga história ligada ao ensino técnico. Assim, o campus possui reconhecida competência na formação de profissionais e desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão, especialmente na área de Ciências Agrárias. E, agora, vem se desenvolvendo a formação multidisciplinar e inovadora, alicerçada na experiência da UFV e adaptada ao contexto regional. Atualmente, são oferecidos dez cursos superiores, sendo eles: Administração (desde 2011), Agronomia (desde 2010), Ciência da Computação (desde 2012), Engenharia de Alimentos (desde 2010) e as licenciaturas em Ciências Biológicas (desde 2009), Educação Física (desde 2010), Física (desde 2009), Matemática (desde 2009) e Química (desde 2009), além de Tecnologia em Gestão Ambiental. Há, ainda, na instituição, cursos de pós-graduação iniciados em 2014, lato sensu – Gestão Ambiental – e stricto sensu, o Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários.


Endereço
Curso Técnico em Informática
Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal
Rodovia LMG 818, km 06 | Florestal – MG | 35690-000
Tel: +55 (31) 3602-1000/1001
Coordenador: Maria Amélia Lopes Silva
email de contato: tecnicoinformatica.caf@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados